O velhinho que a gente queria ter como avô.

22 out

por SQ.

Parece aquele tio de idade avançada que nos almoços de família sempre diz que os jovens de hoje em dia são “assim” porque não têm deus no coração… As aparências enganam.

saramago

“Ao longo da História, as religiões, todas elas, sem exceção, fizeram à humanidade mais mal que bem. Todos o sabemos, mas não extraímos daí a conclusão óbvia: acabar com elas.”

Aos oitenta e sete anos e após sobreviver a uma doença grave no ano passado, José Saramago engrossa a lista dos ateus que lutam por uma reflexão definitiva perante a religião. Descrente assumido desde sempre, porém nunca tão agressivo e direto, o escritor português lança seu novo livro no Brasil e diz: Caim é um livro escrito contra toda e qualquer religião.

caim
(Companhia das Letras, 176 páginas, R$ 36,00)

Em sua entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Saramago ainda fez críticas duras ao primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, e não poupou nem o papa, aquele que parece o Hannibal.

“Que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar seu neomedievalismo universal, um Deus que ele jamais viu, com o qual nunca se sentou para tomar um café, mostra apenas o absoluto cinismo intelectual desta pessoa.”

Abaixo um vídeo de Saramago falando sobre a doença que quase lhe tirou a vida. Quando perguntado se tinha mudado de idéia em relação a deus depois de encarar a morte de perto, Saramago respondeu:

Anúncios

15 Respostas to “O velhinho que a gente queria ter como avô.”

  1. Henrique Paludetto 22 de outubro de 2009 às 9:52 #

    Esse cara é muito foda… mas, se fosse pra escolher um avô o meu seria O Keith Richards! Só wiskey e rock´n roll.

  2. Velho Lobo 22 de outubro de 2009 às 16:18 #

    Estranhei a demora para que o blog e a rádio se tornassem instrumentos políticos. Ao invés de citar Saramago como escritor – que, por sinal, é um sonífero literário incomparável – usaram o pobre idoso como álibi para promover a pseudociência.

    Mas já que o honorável nobelado escritor português citou o neomedievalismo papal e a truculência governamental italiana, falaremos um pouco de idéias jurássicas e economicamente macabras do digníssimo:

    “Marx nunca teve tanta razão como agora”. E, em seguida:

    Ao ser ouvido sobre o vínculo entre o tema de seu romance e a crise financeira, o escritor respondeu que “sempre estamos mais ou menos cegos, sobretudo, para o fundamental”.

    Em meu ensaio sobre um cego, estragarei a surpresa dos próximos dias: Ontem, Dráuzio Varella falou sobre mau hálito. Em breve, sabemos muito bem sobre o que ele falará. Tudo começa como migué.

    Sem trilha sonora.

  3. Douglas 22 de outubro de 2009 às 17:19 #

    “(…)e não poupou nem o papa, aquele que parece o Hannibal.”
    ahaushaushauhsauhsauhsauhsauhsauhsauhs

  4. Mariana 22 de outubro de 2009 às 20:02 #

    aehueauhe Saramago rls.

  5. Leonardo 22 de outubro de 2009 às 20:22 #

    O mesmo o problema de todos os neo-ateus; acham que Deus É a Igreja Católica. E, pior, quando vão criticar Deus ou questionar a Sua existência, o fazem elencando as atrocidades que a Igreja Católica, ou a Judaica, ou a Islâmica, fez.

    Nada que fuja da inteligência de um velho comunista e gagá.

  6. Ricardo Lamacchia 22 de outubro de 2009 às 20:42 #

    Leonardo, falou tudo. Este velho apoiava o governo de Fidel Castro HUAHAUHUHAUHUAHAUHA ainda por cima ganhou o prêmio Ig(NOBEL) não sei nem o por quê. O pior é que o velho sequer faz comentários contra o alcorão do Islamismo, ao invés disso, começa a cuspir palavras contra a igreja católica. Marxista frustrado.

  7. strikingquadra 22 de outubro de 2009 às 23:10 #

    Gabriel Soares

    É importante o debate. Mas é importante mostrar a cara. Nao é? Amigo e primo, Bruno Di Lascio? Talvez pela vergonha de se mostrar partidário de figuras como o Hannibal do Vaticano e o Silvinho Berlusconi? heaiuheaiuaehua

    Outra coisa, nao brinquemos… como diz o proprio Sara no video. A radio e o blog sao veiculos livres e feitos para ouvintes e leitores livres de dogmas pre-estabelecidos. Nao fazemos entretenimento para jovens da decada de 70 e nao há motivo algum para invocar Marx ou mesmo termos como comunismo que ja nao fazem razao por existir.

    Trazemos informacao e entretenimento para os jovens do seculo 21. Se há alguem que nao se inclui nesse parametro, que faca o favor, parafraseando Saramago, de nao se meter com algo que nao lhe diz respeito.

    Abracos

  8. Gustavo Lot Soares 22 de outubro de 2009 às 23:38 #

    Ele deve ser frustrado mesmo, ganhador de um premio nobel e do premio de camoes(mais importante da lingua portuguesa).
    Frustrante as vezes eh ler seus comentarios Ricardo, vc devia no minimo pesquisar sobre ele antes de querer falar com uma linguagem artistica ” sequer faz comentarios contra ALcorao do islamismo, ao inves disso, comeca a CUSPIR palavras contra a igreja catolica”
    ….
    saramago “O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!”

  9. Ricardo Lamacchia 23 de outubro de 2009 às 1:47 #

    Me fala uma coisa que esse comunista disse no vídeo ser inteligente? Eça de Queirós, lusófono, é 200 vezes melhor que o Saramago e nem por isso ganhou nobel. Quanto a ele ser frustrado, afirmo que o é. A igreja católica ajudou a derrubar o socialismo da URSS – se você não sabe – (que ele apoiava), uma coincidência? é que após a queda do muro de berlim, Saramago ficou putinho e publicou em 1992 “O Evangelho segundo Jesus Cristo”. As críticas anti-religiosas de Saramago são totalmente parvas e sem sentido algum, serve mais para polemizar do que para explicar algo. Saramago por ser romancista deveria se preocupar mais em fazer críticas com o conflito Israel-Palestina (realidade atual) do que insultar ignóbilmente os fiéis do cristianismo atual.
    Não defendo o alcorão nem a bíblia, longe disso, abomino qualquer tipo de dogmatismo.

  10. Velho Lobo 23 de outubro de 2009 às 10:05 #

    A colocação de um nick foi propositalmente para receber essa réplica vazia, no qual me critica por ausentar meu nome, mas deixou minha postagem censurada por horas.

    Entretanto, não me mostrei partidário de ninguém, mas sim crítico deste tolo que encabeçou a última postagem do blog. E se o blog e a rádio são expoentes da liberdade, qual o motivo de censurar tantos posts e permitir só os convenientes para a mentalidade “século XXI”.

    Portanto, se “trazemos” informações e entretenimento para jovens do século XXI, por que acrescentar as idéias retrógradas do velhote luso de mais de 80 anos? Fico curioso em notar que a maioria das músicas da rádio são da década de 70, 80 e 90, épocas jurássicas do século XX, não é mesmo?

    A censura é coisa do passado, não do século XXI. A menos que você ainda acredite na Revolução Cubana.

  11. Henrique Paludetto 23 de outubro de 2009 às 10:24 #

    Vix… Que preguiça, vou ler um livro… pode ser do Saramago.

  12. Gabriel Lot Soares 23 de outubro de 2009 às 10:47 #

    Bruno. amigo e primo. Nao brinquemos….

    Todo email novo necessita de aprovacao do moderador para entrar no blog. É assim com todo blog WordPress. Nao houve aqui nenhuma censura, tanto que com seu email aprovado uma vez, as proximas postagens entram automatico, como o caso dessa acima.

    E nao brinquemos novamente… nao se pode comparar musicas que viram classico e se eternizam, com conceitos e dogmas politicos que se extinguem ao longo do tempo.

    Abracos.

  13. Gustavo Lot Soares 23 de outubro de 2009 às 11:15 #

    Ricardo ainda nao sei o que acontece com vc, a sua incoerencia esta predominando cada vez mais. Nao sei onde sao parvas e sem sentido algum qualquer critica a religiao huaehiuaehiuaeh
    e saramago critica israel-palestina, nao eh dificil de achar relatos.
    a questao maior eh que talvez a sua antipatia com saramago faca vc ser infeliz em algumas afirmacoes sobre a postura dele diante da religiao.
    O fato dele ser “comunista” nao esconde qualquer verdade em suas afirmacoes religiosas.

  14. Velho Lobo 23 de outubro de 2009 às 16:44 #

    Creio que será difícil que você prove a extinção de 100% das idéias que você reprova por não estarem inclusas no seu sonho modernista e no estereótipo de pseudojovem que você adotou nas postagens.

    Está circunscrito nessa exclusão cultural e intelectual toda a conveniência presente na protorevolução proposta pelo blog. É o cúmulo da pseudointelectualidade.

    Mas não brinquemos… A panfletagem MTV também é fruto da liberdade de expressão. Para mantermos o nível de qualidade, peço que publiquem uma matéria positiva da obra de Dan Brown – esta coerente com os princípios do novo vovô da rádio.

    Afinal, a rádio só tem ouvintes modernos do século XXI. Os lobos ranzinzas estão fora de moda do mundinho colorido e hype.

  15. Fabricio Vital 24 de outubro de 2009 às 12:20 #

    Saramago é sim um grande romancista , já fiz a leitura de várias de suas obras , tem sim sua frustrações pessoais , e realmente ao argumentar contra a religiosidade e a existência de um deus , massacre o catolicismo , o que em parte é de fácil entendimento , pois Saramago é português , e Portugal é , das nações européias , a mais carola e beata . O vovô luso peca em defender o regime comunista de Havana , que tem seus trunfos , mas na contabilidade final , praticamente excluiu os cubanos das benefices da evolução humana das últimas décadas , sem mencionar todo o pacote de atrocidades que acompanha qualquer governo autoritário , o velhinho do post faz parte de uma outra geração , a de Niemyer e Carol Voytila , tem outros ideais . Muito bom o conteúdo da rádio e do blog , toda forma de debate de idéias é bem vinda e plausivel , pois o que realmente importa a nós seres pensantes ( uns mais , outros menos ) é isso , o conhecimento .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: