Coco avant Chanel – Um filme sobre a mulher que não apenas lançou moda… redefiniu o comportamento.

13 nov

por Lucinha Assumpcão.

A biografia fundamental não apenas para quem pretende ingressar no mundo da moda…mas para todos que buscam, de qualquer forma, trazer o novo e quebrar as regras.

coco-audrey-1 Foto: Divulgação.

Qualquer pessoa com o mínimo interesse por moda com certeza já ouviu falar em Chanel. Mas o que nem todos sabem é que muito antes de se tornar uma marca mundialmente reconhecida, um século atrás, Gabrielle Chanel era apenas uma mulher que, com seu olhar único, começava a mudar para sempre o cenário da moda. E é isso que mostra o novo filme de Anne Fontaine, Coco avant Chanel.

Começando com um pequeno olhar sobre a infância de Chanel em um orfanato, o filme mostra diferentes fases da vida da estilista antes de se tornar reconhecida. O foco nos detalhes nos dá uma visão do que a inspirava e mostra sua capacidade de se apropriar de referências do cotidiano e transformá-las em ícones que são revisitados até hoje por muitos estilistas.

Em um mundo cheio de excessos e falsidades, Chanel se destacou pela simplicidade. Nada passava despercebido. Uma viagem à praia, onde ela observou os pescadores trabalhando, resultou nas listras bicolor que se tornaram parte da história da marca. A convivência com freiras enquanto criança se tornou mais tarde na aposta do preto/branco como uma combinação revolucionária e chique.

Em um primeiro momento, entre toda extravagância da época, seus trajes eram motivo de comentários e críticas. Porém, com a Primeira Guerra, o estilo descomplicado e minimalista de Chanel fazia sentido, onde a formalidade e a presunção não eram mais bem vindas. As pessoas abertas ao novo compreenderam que aquele era o figurino sob medida para os novos tempos.

Ela buscava acima de tudo libertar as mulheres. Baniu os espartilhos do vestido para poder dançar melhor e se apropriou do guarda roupa masculino vestindo calça para conseguir andar à cavalo. Enquanto muitos tentavam manter a imagem de “mulheres intocáveis” em plena guerra, Coco Chanel desenhava modelos próprios para trabalhar, pensando na praticidade e conforto.

coco-avant-chanel-coco-before-chanel-22-04-2009-9-g-ok Foto: Divulgação.

Durante sua trajetória pela moda, criou ícones que são até hoje objetos de desejo. A combinação p/b, o sapato bicolor, o colar de pérolas, o tweed, o vestido preto básico, a camélia como flor-símbolo da marca, o tailleur, a bolsa matelassê…e o perfume Chanel N.5!

Se olharmos para o trabalho de estilistas contemporâneos, veremos que muitas de suas estratégias ecoam o que Chanel já fez. Há quase um século atrás ela misturou vocabulário de roupas femininas e masculinas e criou um sentimento de luxo íntimo, em lugar da ostentação.

Chanel não criava apenas roupas…delineava um novo comportamento.
Foi uma das primeiras mulheres a viver além de seu tempo. Visualizou a própria vida da maneira como queria e compreendeu que a liberdade era a maior das inovações para a época. Com suas criações ela deu poder às mulheres, transformando seus movimentos, seu modo de sentir e vestir.

Ela conseguiu realizar com excelência um dos maiores desafios da moda: Ter uma visão singular…resultando em um estilo universal! Fazia roupas para o presente, mas criava moda atemporal!

“A moda passa, o estilo permanece”( Coco Chanel)

Para quem vive nas grandes cidades, o filme se encontra em exibição nos melhores cinemas. Para os outros, disponibilizamos o download aqui.

Para baixar: Coco Avant Chanel + legenda.

Anúncios

2 Respostas to “Coco avant Chanel – Um filme sobre a mulher que não apenas lançou moda… redefiniu o comportamento.”

  1. Douglas 13 de novembro de 2009 às 17:24 #

    Torrent do filme:
    http://filmescomlegenda.blogspot.com/2009/10/coco-antes-de-chanel-coco-avant-chanel.html

    =]

  2. Vinícius silvestre 15 de novembro de 2009 às 20:58 #

    Pena que não exploraram a participação e o apoio da Coco à ocupação nazista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: