Vem aí o PROGRAMA CULTURA INDÍGENA – 1 SÉRIE COM 4 CAPÍTULOS

26 nov

por Melina Rissardi.

Pensar socialmente evoca pensar que existem diversos tipos de cultura na sociedade, tanto em nível nacional, como mundial. Por conseguinte, entende-se o respeito e valorização pela diversidade, pelo Outro, que encontra sua diferenciação nas suas tradições, nos seus hábitos e costumes.

Protagonistas indígenas

Mesmo estes “personagens” sendo notícias, mesmo com sua presença permanente nas ruas das cidades, universidades, organizações não-governamentais, nos debates políticos, a sociedade nacional têm um conhecimento bastante deficiente dos mesmos. Conhecimento este, que advém de uma tradição escolar em que nada contribui para uma boa formação crítica do cidadão. Quer dizer, além de superficial, os livros didáticos e alguns de história do Brasil, trazem uma visão distorcida e estigmatizada, desfalcando a imagem destes povos.

Eis a questão indígena e suas implicações na nossa sociedade. Temos o objetivo de analisar como os indígenas chegaram à situação que se encontram atualmente, descrevendo a expropriação e demarcação de suas terras, para assim verificar, que é nessa questão que se pauta o ponto crucial de seus problemas.

Há também idéias feitas desses indivíduos que se pautam no imaginário apenas da aparência e da falta de informação ou informação de má qualidade, fazendo assim que os índios sofram preconceito, causando-lhes problemas de sociabilidade. Se tivessem a demarcação de suas terras e a não imposição de certas religiões, estas populações teriam outra história.

Contribuindo para corrigir essa imagem e apresentando uma visão do índio que se enquadra na realidade, na nossa contemporaneidade, traremos algumas informações e repostas, baseada nesse – o que é ser índio?

O PROGRAMA CULTURA INDÍGENA trará dados pertencentes às etnias de alguns estados e fará um percurso acerca dos direitos indígenas, a Constituição Federal de 1988, expondo a mobilização dos indígenas, dos profissionais e articuladores dos movimentos da área afim. Pretende-se contribuir para o reconhecimento dos povos indígenas e espera-se garantir uma produção de conhecimento que fortaleça os grupos indígenas. Procuramos mostrar a capacidade destes povos em se reunir, discutir e lutar pelos seus direitos de forma inteligente e branda.

Os quatro capítulos da SÉRIE aumentam a produção cultural e científica, e abrem espaço para a população conhecer melhor a cultura dos índios e as raízes históricas do Brasil.

Uma produção do “Grupo de Estudos Indígenas” da Universidade Estadual de Londrina, elaborado em 2007, com trabalhos técnicos da Rádio Universidade Fm.

Uma boa escuta para todos!

• Primeiro programa de estréia no próximo domingo (29/11) após o Programa de Pedidos Ao Vivo com Pudin e Gabriel.

Anúncios

3 Respostas to “Vem aí o PROGRAMA CULTURA INDÍGENA – 1 SÉRIE COM 4 CAPÍTULOS”

  1. Hypezinho do barulho 26 de novembro de 2009 às 1:41 #

    SALVE a tribo Striking Quadra!

  2. Douglas 29 de novembro de 2009 às 20:19 #

    Amei a foto da Marina Oba! no post hauhauhsauhsa

  3. conrado 30 de novembro de 2009 às 11:45 #

    esse é o “programa de índio”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: