Feliz Natal. Primeiro filme de Selton Mello como diretor surpreende. Um filme para os fãs dos filmes de Lucrecia Martel.

22 fev

por SQ.

Esse filme é bom pra caralho. Não é exatamente isso que surpreende, se tratando de Selton Mello; na verdade, o que surpreende é essa faceta que não conhecíamos no ator: todo esse enfoque dramático, abusivamente real e humano que agora damos conta no roteirista e diretor.
leia na íntegra.

Não estava esperando um filme parecido com os que ele já tinha feito como ator, mas confesso que me surpreendi. Esperava algo meio Tarantino, a partir daquele Tarantino’s Mind que tá no Youtube; entretanto o filme tem muito menos de Tarantino e mais de Lucrecia Martel! São muitas as semelhanças entre Final Feliz e “O Pântano”, da cineasta argentina.

A fotografia envelhecida lembrando um álbum de fotografia de família; a bebida, o copo quebrado, a piscina, a família, o papel significativo de uma criança na trama, e especialmente o tom tragicômico de todo o filme. Todas essas semelhanças são perfeitamente aparentes. Os dois filmes exploram a decadência existencial de uma família e seus personagens.

“O Pântano” começa com uma das cenas mais surreais e originais que eu já vi. Feliz Natal começa um pouco mais conservador e nos deixa um pouco em dúvida se estamos diante de um suspense ou de um drama psicológico comum. Só após alguns quinze minutos começamos a ter idéia realmente do tipo de filme que estamos assistindo. É quando entra em cena a personagem de Darlene Glória (Mércia). Ela faz a mãe de Caio (Leonardo Medeiros), que é o protagonista da história. Essa senhora eternamente bêbada é o grande trunfo do filme.

Ademais, toda a família de Caio tem personagens interessantíssimos e muito bem explorados em suas tristezas. A trama ainda ganha mais força e riso quando entram em cena os dois amigos de Caio. Riso esse que nos é surpreendido no rosto em vários momentos do filme. Por outro lado, esse foi um dos filmes que eu mais percebi closes de choro; praticamente quase todos os personagens choram em algum momento do filme. Choram pra valer, principalmente o personagem de Leonardo Medeiros. Aliás, como é estranho imaginar Selton Mello atrás das câmeras filmando esses longos takes de choros. E como ele o fez de maneira sinceramente humana. O resultado é mesmo magnífico.

Roteiro muito bem escrito; encaixado com revelações nos momentos precisos. Talvez com um pouco de excesso nos minutos finais, mas nada que apague o brilho. É que na verdade, se o filme acabasse naquela cena com a Mércia se enchendo de remédio e se maquiando convulsivamente enquanto o neto assistia a tudo… Mas talvez esteja aí a marca da originalidade do diretor. Além do que, como poderia acabar o filme sem estar o protagonista em cena?

Mesmo assim, não acabar o filme com a sua melhor cena pode significar coragem, ousadia, ou mesmo um brinde ao espectador, que nesse momento, já em total fruição com o filme, com certeza se esbaldou de compaixão com mais algumas cenas de Caio e sua tristeza tão bela.

Um filmão. Vale muito a pena ser visto. Quem gosta dos filmes da Lucrecia Martel vai adorar, pode acreditar. Quem espera encontrar algo parecido com os filmes de Selton como ator, fica o alerta. É algo bem diferente; e na minha opinião, Feliz Natal é melhor do que todos os filmes que Selton Mello atuou como ator.

Baixar Filme.

Anúncios

3 Respostas to “Feliz Natal. Primeiro filme de Selton Mello como diretor surpreende. Um filme para os fãs dos filmes de Lucrecia Martel.”

  1. Hypezinho do barulho 22 de fevereiro de 2010 às 23:38 #

    O que posso falar sobre esse texto?Como pode citar o nome de Lucrecia Martel no título e não explicar no decorrer do seu post de quem se trata?(estilo “striking quadra” de escrever) Que falha!

  2. strikingquadra 23 de fevereiro de 2010 às 15:26 #

    entretanto o filme tem muito menos de Tarantino e mais de Lucrecia Martel! São muitas as semelhanças entre Final Feliz e “O Pântano”, da cineasta argentina.

  3. Hypezinho do barulho 23 de fevereiro de 2010 às 23:41 #

    Só isso? Amadorismo, a gente se encontra aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: