Campanha anti-fumo na França: fumar é ser escravo do cigarro.

23 fev

por SQ.

A polêmica campanha anti-fumo na Franca não surtiu o efeito esperado pelos seus criadores. Os publicitários disseram que usaram o tema “sexo” para atrair a atenção dos jovens; entretanto o resultado foi uma confusão geral. Quem olha os cartazes tem logo a impressão de que fumar é algo ruim?
leia na íntegra.

Se eu visse essas duas fotos sem nenhuma legenda, jamais imaginaria que se trata de uma campanha anti-fumo. Aliás, pra ser sincero, a imagem da garota com o cigarro na boca nessa posição até me excitou; não me parece que a garota não esteja gostando da posição em que está, ao contrário.

A grande verdade é que o cigarro no cinema e na fotografia é realmente muito charmoso. Quantas cenas ficam maravilhosas com a fumaça do cigarro compondo o quadro. Se na realidade não tivesse aquele cheiro horrível…

As fotos ousadas foram publicadas hoje pelo jornal “Le Parisien”. E já sofreram duras criticas por instituições distintas; por exemplo: associações dos direitos da família (que carajo seria isso?) acharam as fotos abusivas e danosas para a imagem da família. Que babacas. Já as organizações feministas consideraram ridículo e escandaloso vincular o tabaco ao sexo. “Que eu saiba, praticar uma felação não provoca câncer”, afirma em declarações a esse jornal Antoinette Fouque, uma das fundadoras do Movimento de Libertação da Mulher. Tem razão. Mas que chatinha deve ser uma organização feminista nos dias de hoje…

De uma forma ou de outra, talvez a jogada tenha sido essa mesma. Talvez toda essa confusão já fosse estratégia dos publicitários que dessa forma conseguiram atrair a atenção de muitas pessoas a esta campanha. Por um lado é genial; atingir em pouco tempo o maior público possível. Agora precisamos saber se a campanha atingirá o seu objetivo final: fazer com que as pessoas parem mesmo de fumar.

Anúncios

Uma resposta to “Campanha anti-fumo na França: fumar é ser escravo do cigarro.”

  1. espirrodabrisa 25 de fevereiro de 2010 às 13:20 #

    Sobre o cheiro: deve ser igual maconha. S’o quem fuma gosta do cheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: