Para ler antes de dormir.

19 mar

por Conrado Passareli.

Lembro-me bem daquele dia de carnaval, já era noite, um calor infernal. Estava eu num sítio em Tatuí, quando encontrei um livro antigo recheado de crônicas.
Eram textos bem humorados e bem escritos. Apesar de o livro ser de mil novecentos e lá vai cacetada, coisa de 1968 para ser mais inexato, os textos pareciam muito atuais. Tratava-se de um livro de crônicas de Stanislaw Ponte Preta.
leia na íntegra.

Em meio ao calor e fêmeas de pernilongo sedentas, ainda assim, passei uma noite de carnaval agradável. Os textos me transportaram para um cenário bem peculiar do Rio de Janeiro, as palavras descreviam com fluidez e perfeição figuras típicas brasileiras. O livro falava de política, bebidas e relações extraconjugais, tudo com um toque de humor e sem deixar de lado a crítica.

Só para matar a curiosidade, ou alimentá-la, segue um trecho extraído do texto O índio:

“Contou como é que foi. Disse que – de repente – resolveu se fantasiar, coisa que não fazia há anos. Podia optar por duas fantasias: a de árabe ou a de índio, que são as mais fáceis de se fazer a domicílio. Árabe – sabem como é – a gente faz até com toalha escrito Bom-dia. Amarra uma de rosto na cabeça e enrola outra de banho no corpo. Por baixo: cueca. Nos pés: sandália. Não fica um árabe rico, mas já dá pro consumo.”

Stanislaw é o pseudônimo de Sérgio Porto, escritor, radialista e muitas outras coisas, nascido no Rio de Janeiro em 1923.

Anúncios

Uma resposta to “Para ler antes de dormir.”

  1. espirrodabrisa 19 de março de 2010 às 15:21 #

    Cara, perfeito. Simples e sem falar muito justamente pra despertar a curiosidade no leitor.

    Li só um conto do sujeito, que era sobre uma velhinha traficante. Lembro que era muito engraçado, e com sacadas geniais.

    Ótima recomendação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: