Karamazovi. O teatro no cinema representando o livro de Dostoiévski.

30 mar

por SQ.

Os Irmãos Karamázov é o último livro escrito por Dostoiévski. Já ganhou várias adaptações para o teatro e cinema. No filme tcheco “Karamazovi”, o livro ganha uma adaptação curiosa: teatro no cinema.
leia na íntegra.

Não é um filme com cenário exclusivamente teatral como Dogville, de Lars Von Trier, entretanto pode ser considerado um filme teatral, pois quase toda história se passa na encenação da peça baseada no livro do gênio russo.

A história se confunde – propositalmente – com a vida dos atores que ensaiam a peça em um galpão de uma fábrica na Polônia. Ali há trabalhadores comuns que assistem toda a dramatização, e de certa forma influenciam na atuação dos atores.

O filme é mais bem digerido por aqueles que já leram o livro, mas pode ser visto por aqueles que ainda não o leram, com a consciência de que serão revelados segredos do enredo.

As atuações são fortes e inspiradoras aos olhos daqueles que tem desejo de fazer teatro. É um elogio a arte de dramatização, ao papel fundamental do ator e claro, mais uma bela homenagem a Fiódor M. Dostoiévski.

Baixar Filme.

Para quem quiser ler: vale à pena ler a última versão do livro lançada no Brasil pela Editora 34. É a única versão do livro traduzida diretamente do russo para o português pelo tradutor Paulo Bezerra. Além de uma encadernação resistente, a edição conta também com muitas notas explicativas que deixam o leitor bem fundamentado durante a leitura. O preço salgado (R$99) condiz com a importância da obra e com a qualidade da edição traduzida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: