Da importância do foco.

2 maio

por Conrado Passarelli.

O que vem depois da vitória? Depois de muito esforço e treinamento, os atletas sobem ao pódio, recebem suas medalhas douradas, mas e depois, o que eles podem querer mais, outro recorde mundial, mais medalhas? Talvez um pouco de maconha numa festinha qualquer, como no caso do nadador americano. Isso depois das Olimpíadas, antes, teve muito treino.
leia na íntegra.

Na nossa vida sempre costumamos trabalhar com metas, buscamos a satisfação pessoal. Porém, se não colocamos a nossa lista num papel, se não tivermos nada em mente, talvez seja difícil visualizar. O futuro fica meio embaçado, certos planos entram uns na frente dos outros, de modo que não elegemos nossas prioridades.

Mas a proposta desse post não é bem discutir as metas pessoais e sim falar do livro Foco – Uma questão de vida ou morte para sua empresa. A obra fala um pouco sobre objetivos e metas coletivas que envolvem grandes empresas. Quando as companhias maiores procuram ampliar os seus negócios e acabam se arriscando em diversas áreas de atuação. Em outras palavras, em busca de expansão, elas entram no terreno que não é a especialidade delas.

O resultado é uma série de casos que envolvem milhões de dólares perdidos em aquisições malsucedidas. Montadoras de carros que adquirem empresas de remédio, locadoras de filmes que tentam trabalhar com finaciamento. Enfim, ele relaciona vários modelos do que não se deve fazer.

E como toda regra tem exceção, também existem conglomerados que se deram bem, vide General Eletric. Não que atuar em vários ramos seja errado ou proibido, o livro também aponta os erros que já foram cometidos e dá dicas de como proceder na criação de novas marcas e linhas de produtos.

Caso você tenha se interessado, é só pesquisar por aí, o autor chama-se Al Ries, e tem outros livros publicados sobre Marketing.

Anúncios

3 Respostas to “Da importância do foco.”

  1. chuty 2 de maio de 2010 às 22:18 #

    muito rico esse texto, ma-ra-vi-lhoso!

  2. sergeta 3 de maio de 2010 às 9:56 #

    é o papa do maRketing?

    AaiHAIUHA

  3. espirrodabrisa 3 de maio de 2010 às 12:18 #

    Aauhuahuauhahuuaha, quando eu falei pro blog virar o disco não pensei que ia ser tão radical assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: